A Internacionalização da EBAPE

(Última atualização: 26/09/2017 - 17:49)

A FGV EBAPE tem na política de internacionalização um diferencial competitivo.

Por meio desta, busca-se o aprimoramento da qualidade de ensino e formação do seu corpo docente e discente. O objetivo principal é dar ao professor e ao aluno vivência internacional, com vistas a ampliar sua experiência no processo de ensino-aprendizagem de administração (pública e de empresas), bem como sua perspectiva cultural em distintas realidades. Por meio dessa dupla exposição, a Escola entende que estará consolidando a formação de seus quadros, ao mesmo tempo em que eleva sua capacidade de inserção nas áreas acadêmicas e profissionais.

A internacionalização é parte da estratégia central da EBAPE, pois gera uma série de benefícios. Ela ajuda a criar um ambiente diverso, que por sua vez fornece novas perspectivas e ajuda a estimular a criatividade, inovação e flexibilidade entre os membros da comunidade da EBAPE.  Este ambiente diverso gerado pela internacionalização tem um impacto positivo sobre as operações globais da Escola, ajudando a ampliar os horizontes do seu pessoal e, mais importante, de seus alunos, por prepará-los para se tornarem líderes em ambos os setores público e privado no Brasil, bem como para enfrentar os desafios gerados pela globalização.

Principais iniciativas para a internacionalização da Escola

Ao longo dos últimos anos, no cenário internacional, EBAPE tem realizado uma série de iniciativas destinadas a sustentar a missão geral da Escola, que é contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, a melhoria dos padrões éticos da nação, promovendo práticas de governança responsáveis, e alavancando líderes empresariais e do governo em posição de destaque no cenário nacional e também no âmbito internacional. Exemplos das nossas últimas iniciativas são:

  • Programa de mobilidade internacional: Buscando preparar seus alunos para uma maior exposição internacional, a Ebape desenvolve parcerias com diversas universidades internacionais e oferece, assim, aos seus alunos oportunidades de intercâmbio e convivência com alunos intercambistas de várias partes do mundo.  
  • Programas Internacionais Executivos: Além dos programas tradicionais de intercambio estudantil, a EBAPE participa de consórcios com conceituadas escolas internacionais para oferecer programas para mestrandos executivos, tais como o CIM (Corporate International Master’s), Global MBA, o IMPM (International Masters in Practicing Management) e o IMM (Global Executive MBA).
  • Oferta de disciplinas em inglês: A Escola possui se programa de mestrado acadêmico e doutorado totalmente lecionados na língua inglesa, um portfolio de disciplinas de mestrado para alunos de intercâmbio (IPB) e trabalha para o aumento gradativo de disciplinas ministradas em língua inglesa na graduação presencial.
  • Intercâmbio de Pesquisa: A FGV/EBAPE também lidera projetos envolvendo IES estrangeiras para realização de pesquisas e publicações que estimulem a formação de rede de pesquisadores visando à produção e disseminação de conhecimento científico.
  • Acreditação: A FGV/EBAPE conquistou em 2014 o selo da acreditação internacional EQUIS do European Quality Improvement System (EQUIS-EFMD), umas das certificações mais importantes do mundo acadêmico. O credenciamento EQUIS da EFMD (European Foundation for Management Development), órgão internacional que avalia instituições de ensino de administração representa um importante reconhecimento internacional da qualidade da escola, sendo concedido apenas a instituições que atendem os mais exigentes padrões internacionais de qualidade em ensino e pesquisa. No Brasil, apenas três instituições possuem este selo além da FGV/EBAPE. O EQUIS é válido para universidades e faculdades que comprovem alto grau de internacionalização.
  • Em março de 2015 o Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV/EBAPE) conquistou a acreditação da International Commission on Accreditation of Public Administration Education and Training (ICAPA), instituição responsável pelo credenciamento de programas de educação e formação em administração pública de acordo com as normas do Conselho de Administração da 

    Além de manter as acreditações Equis e ICAPA, a Escola está trabalhando na obtenção das acreditações AACSB (American Association of Collegiate Schools of Business) e NASPAA (Network of Schools of Public Policy, Affairs, and Administration).