Mestrado

(Última atualização: 24/11/2016 - 18:43)

Pré-requisitos:

Pode candidatar-se o aluno que:

  • Esteja regularmente matriculado nos cursos de Mestrado da EBAPE no período letivo da candidatura; 
  • Já tenha concluído os créditos obrigatórios do curso; 
  • Tenha somente conceitos A e B (mestrado acadêmico); 
  • Em alguns casos, que demonstre proficiência na língua do curso do país de destino ou do programa específico que irá cumprir (conforme determinado pela escola estrangeira). 

A participação do estudante de Mestrado da EBAPE no programa de Intercâmbio Internacional depende de aprovação em processo seletivo, que seguirá as etapas descritas a seguir.

Documentos necessários

Etapas do processo de seleção e documentação necessária

  1. Entrega da documentação completa na Secretaria de Registro Acadêmico (SRA), num prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias antes do início do curso no exterior:
    • Ficha de Inscrição preenchida e assinada;
    • Plano de estudos com ementas, correspondente às disciplinas a serem cursadas; 
    • Cópia do boletim escolar; 
  2. Resultado final da avaliação pelo Comitê de Seleção.

Validação das Disciplinas Cursadas Durante Intercâmbio

ATENÇÃO:
Ao retornar do intercâmbio, o(a) aluno(a) terá até 6(seis) meses para validar1 as disciplinas cursadas na escola parceira. Após este prazo, não será permitida a validação.

Para efetuar a validação, o(a) deverá abrir um Requerimento na Secretaria de Registros Acadêmicos2 munido da seguinte documentação:

  • Relatório de Intercâmbio completo (formulário enviado ao aluno antes de viajar para o intercâmbio)
  • Histórico original da escola onde fez intercâmbio
  • Tradução (não precisa ser juramentada) das ementas das disciplinas cursadas 3

OBS:
1 - Para fins de validação, 1 disciplina de 5 ECTS é o equivalente a uma disciplina de 60 horas (conforme documento Equivalência ECTS).
2 - No Requerimento deverá constar claramente a lista das disciplinas cursadas e quais o aluno deseja validar e quais o aluno deseja que apenas apareça no histórico.
3 - Caso o(a) aluno(a) tenha optado por fazer disciplinas diferentes das disciplinas listadas no requerimento original do processo de abertura do intercâmbio, durante sua estada no país de destino, é imprescindível que o(a) aluno(a) entre em contato com a área de Relações Internacionais da EBAPE e com o Coordenador do curso, via email, para solicitar permissão para cursar a disciplina desejada. Isso é fundamental para evitar transtornos quando retornar para fazer a validação.


Mais Informações:

Dupla Titulação com a Católica Lisbon

Módulos Internacionais