Apresentação

(Última atualização: 24/11/2016 - 15:52)

Como parte de sua estratégia de internacionalização, a Escola procura garantir que todos os seus alunos possuam ou possam desenvolver comando avançado do idioma inglês, com vista a facilitar o seu acesso aos programas oferecidos no exterior, bem como para ajudá-los a ganhar uma vantagem competitiva tanto no mercado de trabalho e na academia. Nesse sentido, a FGV/EBAPE tem intensificado seus esforços no sentido de celebrar acordos de parceria acadêmica com as melhores instituições no mundo, além de estreitar ainda mais suas atuais parcerias.

As colaborações acadêmicas da Escola são realizadas de diversas formas, tais como o desenvolvimento de acordos de intercâmbio estudantil, intercâmbio de funcionários e professores, projetos colaborativos de pesquisa, a realização de módulos internacionais de curta duração para mestrandos profissionais, programas que concedem mais de uma titulação, além de incentivos à mobilidade estudantil.

Veja aqui a lista das parceiras de Intercâmbio Estudantil da FGV/EBAPE.

Informações Gerais:

Programa de Intercâmbio é voltado para todos os alunos que queiram vivenciar uma experiência internacional, é uma oportunidade de estudar no exterior e continuar pagando a mensalidade normalmente na EBAPE, sem acréscimo ou despesas extras na instituição de ensino estrangeira.
A EBAPE indica o aluno para o Programa de Intercâmbio Internacional, mas a aceitação final é concedida pela instituição de destino.

Na Graduação os pedidos de equivalência formal das disciplinas a serem cursadas durante o período de intercâmbio deverão ser enviados à Coordenação da Graduação. A Coordenação irá incentivar os alunos a fazer disciplinas obrigatórias e para tanto, será feita uma análise da semelhança entre as disciplinas ofertadas na escola parceira e as disciplinas ofertadas na EBAPE. O aluno poderá realizar intercambio no período máximo de 01 ano, seja ele na mesma instituição, ou dividido em duas instituições distintas.

No Mestrado as disciplinas cursadas serão consideradas como eletivas e o pedido de equivalência formal deverá ser enviado pelo aluno à Secretaria Geral da EBAPE. O aluno poderá cursar no máximo 03 meses de intercambio. Custos com a solicitação do visto, passagem aérea, moradia, alimentação, seguro saúde internacional e despesas pessoais são de responsabilidade do aluno.

A solicitação do visto de estudante é uma responsabilidade do aluno e as informações referentes aos documentos necessários devem ser obtidas junto ao consulado do país em questão. Essas informações devem ser obtidas o quanto antes para que as devidas providências sejam tomadas com antecedência, evitando transtornos. Os candidatos aprovados poderão desistir do Programa de Intercâmbio Internacional num prazo máximo de 90 dias antes do início do curso no exterior. A desistência do Programa deverá ser formalizada via e-mail.

Prazos para inscrição no Intercâmbio:

ATENÇÃO:
Lembramos que em setembro algumas escolas estrangeiras já terão encerrado o período de aceitação de nomeações. Sendo assim, recomendamos submeter sua candidatura o quanto antes!

Para realizar intercâmbio no segundo semestre de 2017: 15 de fevereiro a 15 de abril 2017

OBS:
Não serão aceitas candidaturas com documentação incompleta ou solicitadas após o dia 15 de abril.

Para realizar Intercâmbio no primeiro semestre de 2018: 25 de julho a 25 de setembro

OBS:
Não serão aceitas candidaturas com documentação incompleta ou solicitadas após o dia 25 de setembro

As candidaturas serão feitas através de apresentação de documentação completa ao setor de Relações Internacionais (e posteriormente à S.R.A.) e serão aceitas por ordem de chegada, mediante a confirmação de vaga pela escola parceira.
Os prazos citados não contemplam os programas de curta duração ou de verão.

Mais informações:

Graduação

Mestrado