Admissão

(Última atualização: 25/11/2016 - 17:55)

Requisitos gerais

A EBAPE tem prazer em receber os alunos de escolas conveniadas, para isso é necessário que eles sejam nomeados pela instituição parceira, onde está estudando atualmente. Necessita também assegurar que não há pendências junto à instituição e estar em um nível acadêmico apropriado para cursar o programa ao qual está se candidatando.

Requisitos acadêmicos específicos

Para o aluno ser qualificado a cursar os programas de mestrado, ele necessita apresentar, por meio de documentação comprobatória, de que é um aluno de mestrado. No caso das Grandes Écoles, o aluno deverá ter completado o Master I.

Visto

Todos os alunos estrangeiros que desejam estudar na EBAPE necessitam obter o visto de estudante. Alunos que não possuírem cidadania brasileira ou residência permanente devem solicitar um visto de estudante ao consulado ou a embaixada brasileira mais próxima de sua residência, após o recebimento da nossa Carta de Aceitação. Antes da confirmação final de que poderão estudar aqui, o aluno precisa enviar por email uma cópia do visto de estudante com no mínimo 15 dias antes das aulas para que a sua matricula seja realizada.
É de responsabilidade do aluno checar junto ao consulado ou embaixada brasileira mais próxima de sua residência informações acerca dos prazos e requisitos para a obtenção do visto. O departamento de Relações Internacionais se prontifica a ajuda-lo sempre que possível.

Registro na Polícia Federal 

Todos os alunos estrangeiros que desejarem permanecer no país por três meses ou mais, necessitam se registrar junto à Polícia Federal (os agentes costumam informar o aluno logo na chegada ao país), num prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos, a contar do dia de chegada.

Importante:
além de ter que apresentar alguns documentos e pagar as taxas necessárias, os alunos terão que apresentar à Polícia Federal uma cópia do protocolo de visto (que costuma ser grampeado ao passaporte, quando da obtenção do visto no consulado).

Os alunos estrangeiros que forem permanecer mais do que três meses deverão apresentar à EBAPE cópia de seu registro na Polícia Federal em até um mês após o início das aulas. Se esse documento não for apresentado dentro do prazo estipulado, a matrícula do aluno será automaticamente cancelada.

Requisitos de língua inglesa

Para os cursos oferecidos em língua inglesa, os alunos estrangeiros deverão apresentar documentação comprobatória de que possuem o conhecimento necessário da língua. Os alunos deverão enviar cópia de seu certificado IELTS ou TOEFL ou equivalente. Caso o aluno não possua o certificado, a EBAPE aceitará uma declaração do orientador do aluno, em papel timbrado da escola, confirmando que o aluno de fato possui o domínio da língua inglesa. Os requisitos para os exames de IELTS são: média final mínima de 6.5, com nenhuma nota das quatro habilidades testadas menor do que 6.0. No caso do TOEFL IBT (Internet Based Test), a média final mínima é de 88, com nenhuma nota individual menor do que 19.

Documentos Necessários

Prazo para candidatura

O calendário acadêmico varia ano a ano. A documentação necessária para a candidatura deverá ser enviada em até três meses antes do início do período acadêmico. O International Office avisará as escolas parceiras sobre as datas do programa.

Documentos

  • Cópia do visto de estudante;
  • Cópia do passaporte - primeira página, contendo os detalhes do aluno e a página onde se encontra o visto;
  • Duas fotos coloridas recentes - 3cm x 4cm. As fotos deverão:
    • Ser tiradas com um fundo branco;
    • Ser claras e de boa qualidade;
    • Sem moldura ou sem nada no verso;
    • Impressas em papel fotográfico;
    • Do rosto todo;
    • Sem óculos escuros, chapéu ou qualquer outro tipo de adereço, a não ser por razões religiosas. Neste caso, o rosto deverá necessariamente estar descoberto.
  • International Student Application Form - este formulário solicita informação para os arquivos do International Office;
  • Requerimento - formulário para constar informação acerca das disciplinas escolhidas para uso pela Secretaria Acadêmica;
  • Academic Enrolment Form - junto com o “requerimento”, este formulário contém informação necessária sobre o aluno para ser inserida no sistema eletrônico de matrícula;
  • Carta oficial ou email da escola de origem, fazendo a nomeação do aluno para o programa de intercâmbio da EBAPE;
  • Cópia do histórico escolar demonstrando claramente o nível acadêmico do aluno, isto é, se o aluno é de graduação ou de mestrado.

A documentação acima deve ser enviada, via e-mail, para leonardo.puntel@fgv.br.

O candidato terá que apresentar a documentação original quando chegar ao Brasil.