Mestrado Profissional em Administração Pública

(Última atualização: 07/12/2016 - 19:22)
DURAÇÃO DO CURSO – TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO
O Prazo de conclusão do Mestrado Profissional em Administração Pública é de 22 (vinte e dois) meses, incluindo a aprovação e defesa pública do trabalho final de conclusão do curso.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Art. 12 A avaliação será expressa pelos seguintes níveis de conceito:

10,0 a 9,10 Excelente
9,0 a 8,0 Bom
7,9 a 6,0 Regular
5,9 e abaixo Insuficiente (reprovado)

Art. 13 O conceito abaixo de 6,0 (seis vg zero) será atribuído ao aluno com desempenho insuficiente e não acumula créditos. Entende-se por desempenho insuficiente a frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas previstas ou descumprimento de exigências formais mínimas a critério do professor da disciplina.

Art. 14 O aluno reprovado em uma disciplina obrigatória por frequência ou desempenho insuficiente (conceito abaixo de 6,0) em uma disciplina obrigatória deverá repeti-la na primeira oportunidade em que for oferecida, durante a vigência do curso, sem conflito de horários com as demais disciplinas do trimestre em que estiver regularmente matriculado.

Art. 15 O aluno reprovado em uma disciplina eletiva por frequência ou desempenho insuficiente (conceito abaixo de 6,0), deverá alternativamente:

  1. Cursar a mesma disciplina na primeira oportunidade em que for oferecida, durante a vigência do curso, sem conflito de horários com as demais disciplinas do trimestre em que estiver regularmente matriculado;
  2. Cursar qualquer outra disciplina da grade de disciplinas eletivas do curso;
  3. Substituí-la por créditos eletivos excedentes.

Art. 16 O aluno estará automaticamente desligado do curso, se:

  • §1º - Obtiver 2 (duas) reprovações (por frequência ou conceito) numa mesma disciplina, durante a vigência do curso.
  • §2º - Obtiver 4 (quatro) reprovações (por frequência ou conceito) durante a vigência do curso.

Art. 17 O aluno só poderá defender seu Trabalho Final se tiver completado os 26 (vinte e seis) créditos necessários e obtido, no mínimo, média final 7,0 (sete vg zero), considerando-se o conjunto completo de disciplinas cursadas (obrigatórias e eletivas).

REQUISITOS PARA ADMISSÃO

O processo seletivo para o ingresso no programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) ocorre anualmente, em dois momentos: Turma Intensiva: 1º semestre; Turma Regular: 2º semestre.

Clique aqui para acompanhar os editais referente aos próximos processos seletivo.

A seleção consistirá de: provas escritas (matemática, inglês e redação), análise curricular e entrevista com o candidato. O candidato poderá também apresentar o resultado de um dos testes: AnpadGMAT ou GRE, ou os certificados em proficiência de língua Inglesa TOEFLIELTSCambridge ESOLFCE ou CAE ou CPE - válidos, em substituição às provas aplicadas pela Escola, salvo a prova de redação que é obrigatória.

Para efetuar o pagamento referente à taxa de inscrição, o candidato deverá se cadastrar no sistema e informar seus dados pessoais para geração do Boleto Bancário. Estes documentos deverão ser entregues na Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA), junto com a documentação exigida no processo seletivo.

Documentação Necessária

  • Resultados dos Testes Anpad, GRE ou GMAT (opcionais);
  • Formulário de Inscrição;
  • 3 Retratos 3x4 Coloridos;
  • Cópia autenticada do Diploma de Nível Superior (graduação plena ou tecnológica);
  • Cópia autenticada do Histórico Escolar de Nível Superior (graduação plena ou tecnológica);
  • Curriculum Vitae;
  • Cópias autenticadas do RG e CPF;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Obs: a FGV possui regras bem rígidas quanto aos vestuários das pessoas que transitam em suas instalações. Não será permitida a entrada de pessoas vestindo shorts, bermuda, minissaias e/ou sandálias Havaianas.

Endereço da Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA):
Praia de Botafogo, 190 - sala 314, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ.

RECURSOS DISPONIVEIS

Salas e Laboratórios

A escola possui 21 (vinte e um) auditórios, 15 (quinze) salas de aula e 07 (sete) laboratórios, todos equipados com computadores, projetores multimídia e sonorização com conexão de rede cabeada e wireless (sem fio), que atendem aos programas de graduação, mestrados e doutorado da Escola.

Os laboratórios de informática estão localizados nos 4º, 7º, 8º, 10º e 13º andares. O laboratório 4º andar (sala 422) possui 30 micros e o laboratório do 7º andar (biblioteca) possui 21 micros + 01 laboratório de pesquisa científica dotado de 10 máquinas iMac`s.

O laboratório 813 possui 23 micros. O laboratório do 10º andar possui 14 micros e os laboratórios do 13º andar 1330 e 1332 - possuem 20 e 50 micros, respectivamente.

Estes laboratórios contam ainda com duas impressoras lasers cada, sendo uma preta e branca e a outra colorida. As máquinas atuam em rede e estão com os seguintes programas instalados: Office, MATLAB, SPSS.

Registramos também, em consonância com a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, a FGV oferece estrutura e equipamentos compatíveis ao fácil acesso destas pessoas às instalações da Fundação. Os banheiros, as rampas e a biblioteca foram adaptados e construídos para atender esta demanda. O programa de Graduação em Administração da FGV/EBAPE, em prol de uma educação mais inclusiva, disponibiliza um professor de libras dedicado aos alunos com deficiência auditiva.

O prédio da FGV disponibiliza a rede sem fio em todos os andares.

Biblioteca

Biblioteca Mario Henrique Simonsen – BMHS:

Localizada no 7º andar do edifício sede da FGV no Rio de Janeiro, situado à Praia de Botafogo nº. 190, a biblioteca Biblioteca Mario Henrique Simonsen - BMHS ocupa uma área total de 1.350,64 m2. Fundada em 1945, possui importante e tradicional acervo nas áreas de Administração, Ciência Política, Direito, Economia, Matemática Aplicada, Finanças, História do Brasil e Sociologia.

A Biblioteca possui home page com o endereço (http://sistema.bibliotecas.fgv.br/) onde disponibiliza o catálogo online, serviço de metabuscador, acesso às bases de dados assinadas pela FGV e informações sobre todos os serviços oferecidos. A BMHS oferece atualmente um acervo de 92.545 títulos e 200.326 exemplares e o acesso à distância através de seu endereço na web, possibilitando consulta referencial do acervo, reserva de material, dentre outros serviços.

Para mais informações sobre a biblioteca Biblioteca Mario Henrique Simonsen – BMHS, clique aqui

Mais detalhes sobre nossa infraestrutura

MATRIZ CURRICULAR

A estrutura curricular do Mestrado Profissional em Administração Púbica é baseada em: quatro disciplinas obrigatórias; oito disciplinas eletivas; uma disciplina de Intervenção/Orientação Profissional; cada uma valendo dois créditos.

Totais de crédito para titulação (referencia: 1 crédito = 15h):

  • Disciplinas: 26 (vinte e seis) créditos;
  • Dissertação: 9 (nove) créditos;

 Total: 35 (trinta e cinco) créditos;

1º SEMESTRE
DISCIPLINA - 1º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Políticas Públicas 30 Robert Gregory Michener
Metodologia de Pesquisa 30 Roberto Pimenta
DISCIPLINA - 2º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Teorias da Administração Pública 30 Alketa Peci
Governo, Estado e Sociedade 30 Octavio Amorim
2º SEMESTRE
DISCIPLINA - 3º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
Disciplina Eletiva 30 -
DISCIPLINA - 4º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Estudo Aprofundado de Caso - EAC * 30 Elisabete Ferrarezi
Análise de Organizações e Políticas Públicas - AOPP * 30 Roberto Pimenta
Disciplina Eletiva 30 -
Projeto 45 -
3º SEMESTRE
DISCIPLINA - 5º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
Disciplina Eletiva 30 -
DISCIPLINA - 6º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
Disciplina Eletiva 30 -
4º SEMESTRE
DISCIPLINA - 7º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
DISCIPLINA - 8º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Defesa da Dissertação 90 -
CARGA HORÁRIA TOTAL 525  

* O aluno deverá optar por uma das duas disciplinas

DISCIPLINAS ELETIVAS
NOME DA DISCIPLIA CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Administração e Desenvolvimento 30 Paulo Motta
Análise de Organizações e Políticas Públicas - AOPP 30 Roberto Pimenta
Boa Governança e Transparência Pública 30 Robert Gregory Michener
Contabilidade Financeira no Setor Público 30 Ricardo Lopes Cardoso
Desenho de Políticas Públicas baseado em Evidências 30 Joana Monteiro
Desigualdade, Pobreza e Política 30 Cesar Zucco
Economia Política na América Latina 30 Daniela Campello
Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade 30 Edson Kenji Kondo
Estratégia de Ensino 30 Fátima Bayma
Estrutura e Processos em Organizações Públicas 30 Hélio Arthur Irigaray
Estudo Aprofundado de Caso - EAC 30 Elisabete Ferrarezi
Ética e Cultura 30 Roberto Pimenta
Gestão e Controle Social 30 Fernando Tenório
Governança Colaborativa 30 Humberto Falcão
Governança em Organizações Pública e do Terceiro Setor 30 Joaquim Rubens Fontes Filho
Governança para Resultados 30 Humberto Falcão
Laboratório de Administração e Políticas Públicas I 30 Francisco Gaetani
Laboratório de Administração e Políticas Públicas II 30 Luiz Alberto dos Santos
Métodos de Estudo de Caso 30 Luiz Antonio Joia
Métodos Quantitativos Aplicados à Tomada de Decisão no Setor Público 30 Kaizô Beltrão
Orçamento no Setor Público 30 Armando Cunha
Organizações, Diversidade e Relações de Trabalho 30 Hélio Arthur Irigaray
Planejamento de Organizações Públicas 30 Paulo Motta
Política Brasileira: Política Social 30 Sonia Fleury
Políticas de Defesa e Organizações Militares 30 Octavio Amorim Neto
Políticas Públicas e População 30 Kaizô Beltrão
Políticas Públicas, Meio Ambiente e Sustentabilidade 30 Marilene Ramos
Sistema Político Brasileiro: Instituições e Políticas Públicas 30 Octavio Amorim Neto
Políticas Regulatórias 30 Carlos Pereira
Redes em Administração Pública 30 Alketa Peci
CORPO DOCENTE DO CURSO