Mestrado Executivo em Gestão Empresarial

(Última atualização: 24/02/2017 - 14:39)
DURAÇÃO DO CURSO – TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO
O Prazo de conclusão do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial é de 22 (vinte e dois) meses, incluindo a aprovação e defesa pública do trabalho final de conclusão do curso.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

8.1 - O aproveitamento em cada disciplina será avaliado por meio de provas, exames, trabalhos e projetos, bem como pela participação do aluno em sala de aula.

8.2 - A avaliação será expressa através de nota numérica, atendendo aos seguintes níveis de conceito:

10,0 a 9,10 Excelente
9,0 a 8,0 Bom
7,9 a 6,0 Regular
5,9 e abaixo Insuficiente (reprovado)

8.3 - O aluno só poderá defender seu trabalho final de conclusão do curso se tiver completado os 24 (vinte e quatro) créditos necessários e obtido, no mínimo, média final 7,0 (sete), considerando-se o conjunto completo de disciplinas cursadas (obrigatórias e eletivas).

8.4 Considera-se reprovado numa disciplina o aluno que tiver freqüentado menos de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas, excetuados os casos previstos na legislação vigente, ou tiver desempenho insuficiente (conceito abaixo de 6,0). 6/9

8.5 O aluno reprovado em uma disciplina obrigatória por frequencia ou desempenho insuficiente (conceito abaixo de 6,0), deverá repeti-la dentro do prazo do curso.

8.6 - O aluno reprovado em uma disciplina eletiva por frequencia ou desempenho insuficiente (conceito abaixo de 6,0), deverá alternativamente: a) cursar a mesma disciplina na primeira oportunidade em que for oferecida, durante a vigência do curso, sem conflito de horários com as demais disciplinas do trimestre em que estiver regularmente matriculado; b) cursar qualquer outra disciplina da grade de disciplinas eletivas do curso; c) substituí-la por créditos eletivos excedentes de atividades que tenham sido atribuídas nota final. Para os casos de atividades avulsas com validade de 1 (um) crédito será utilizada média simples dos resultados em cada atividade cursada para efeitos da composição da nota final.

8.7 - O aluno estará automaticamente desligado do curso, se: a) Obtiver 2 (duas) reprovações (por frequência ou conceito) numa mesma disciplina, durante a vigência do curso. b) Obtiver 4 (quatro) reprovações (por frequência ou conceito) durante a vigência do curso.

8.8 - O aluno poderá trancar matrícula no curso por um período não superior a 6 (seis) meses, sendo necessária a formalização do pedido com a devida justificativa na secretaria do programa e, respectivamente, a autorização da Coordenação do curso e do orientador acadêmico do aluno. Importante: o trancamento da matrícula no curso não implica suspensão da contagem do prazo de 22 (vinte e dois) meses para a defesa do trabalho final de conclusão do curso e obtenção do título de Mestre.

8.9 - Para obter o título de Mestre em Administração, o aluno deverá, dentro do prazo estabelecido do curso:

  1. Obter aprovação por conceito nas 4 (quatro) disciplinas obrigatórias e em pelo menos 8 (oito) disciplinas eletivas, conforme item 8.3;
  2. elaborar e obter aprovação do projeto de trabalho final de conclusão;
  3. Elaborar o trabalho final de conclusão do curso de mestrado;
  4. Defender publicamente e obter aprovação de seu trabalho final de mestrado, dentro do período estabelecido pelo programa.
REQUISITOS PARA ADMISSÃO

O processo seletivo para o ingresso no programa de Mestrado Executivo em Gestão Empresarial ocorre anualmente, a partir do 2º semestre.

Clique aqui para acompanhar os editais referente aos próximos processos seletivo .

A seleção consistirá de: provas escritas (matemática, inglês e redação), análise curricular e entrevista com o candidato.

O candidato poderá também apresentar o resultado de um dos testes: Anpad, GMAT ou GRE, válidos, em substituição as provas aplicadas pela Escola, salvo a prova de redação que é obrigatória.

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá efetuar o pagamento referente à taxa de inscrição. Para isso, ele deverá se cadastrar no sistema (disponível a partir de 03 de agosto) e informar seus dados pessoais para geração do Boleto Bancário e Formulário de Inscrição. Estes documentos deverão ser entregues na Secretaria de Registros Acadêmicos - SRA -, junto com a documentação abaixo.

Documentação Necessária

  • Resultados dos Testes Anpad, GRE ou GMAT (opcionais);
  • Formulário de Inscrição;
  • 3 Retratos 3x4 Coloridos;
  • Cópia autenticada do Diploma de Nível Superior (graduação plena ou tecnológica);
  • Cópia autenticada do Histórico Escolar de Nível Superior (graduação plena ou tecnológica);
  • Curriculum Vitae;
  • Cópias autenticadas do RG e CPF;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Endereço da Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA):
Praia de Botafogo, 190 - sala 314, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ.

Obs: a FGV possui regras bem rígidas quanto aos vestuários das pessoas que transitam em suas instalações. Não será permitida a entrada de pessoas vestindo shorts, bermuda, minissaias e/ou sandálias Havaianas.

RECURSOS DISPONIVEIS

Salas e Laboratórios

A escola possui 21 (vinte e um) auditórios, 15 (quinze) salas de aula e 07 (sete) laboratórios, todos equipados com computadores, projetores multimídia e sonorização com conexão de rede cabeada e wireless (sem fio), que atendem aos programas de graduação, mestrados e doutorado da Escola.

Os laboratórios de informática estão localizados nos 4º, 7º, 8º, 10º e 13º andares. O laboratório 4º andar (sala 422) possui 30 micros e o laboratório do 7º andar (biblioteca) possui 21 micros + 01 laboratório de pesquisa científica dotado de 10 máquinas iMac`s.

O laboratório 813 possui 23 micros. O laboratório do 10º andar possui 14 micros e os laboratórios do 13º andar 1330 e 1332 - possuem 20 e 50 micros, respectivamente.

Estes laboratórios contam ainda com duas impressoras lasers cada, sendo uma preta e branca e a outra colorida. As máquinas atuam em rede e estão com os seguintes programas instalados: Office, MATLAB, SPSS.

Registramos também, em consonância com a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, a FGV oferece estrutura e equipamentos compatíveis ao fácil acesso destas pessoas às instalações da Fundação. Os banheiros, as rampas e a biblioteca foram adaptados e construídos para atender esta demanda. O programa de Graduação em Administração da FGV/EBAPE, em prol de uma educação mais inclusiva, disponibiliza um professor de libras dedicado aos alunos com deficiência auditiva.

O prédio da FGV disponibiliza a rede sem fio em todos os andares.

Biblioteca

Biblioteca Mario Henrique Simonsen – BMHS:

Localizada no 7º andar do edifício sede da FGV no Rio de Janeiro, situado à Praia de Botafogo nº. 190, a biblioteca Biblioteca Mario Henrique Simonsen - BMHS ocupa uma área total de 1.350,64 m2. Fundada em 1945, possui importante e tradicional acervo nas áreas de Administração, Ciência Política, Direito, Economia, Matemática Aplicada, Finanças, História do Brasil e Sociologia.

A Biblioteca possui home page com o endereço (http://sistema.bibliotecas.fgv.br/) onde disponibiliza o catálogo online, serviço de metabuscador, acesso às bases de dados assinadas pela FGV e informações sobre todos os serviços oferecidos. A BMHS oferece atualmente um acervo de 92.545 títulos e 200.326 exemplares e o acesso à distância através de seu endereço na web, possibilitando consulta referencial do acervo, reserva de material, dentre outros serviços.

Para mais informações sobre a biblioteca Biblioteca Mario Henrique Simonsen – BMHS, clique aqui

Mais detalhes sobre nossa infraestrutura

MATRIZ CURRICULAR

A estrutura curricular do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial é dividida em trimestres e baseada em quatro disciplinas obrigatórias, cada uma valendo dois créditos. O mestrando deverá ainda cursar e ser aprovado em, pelo menos, oito disciplinas eletivas, que também terão equivalência de dois créditos.

Os alunos deverão cursar, no mínimo, duas disciplinas por trimestre, totalizando 24 créditos.

1º SEMESTRE
DISCIPLINAS - 1º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Estratégia de Empresas 30 Alvaro Bruno Cyrino
Metodologia de Pesquisa 30 Joaquim R. Fontes Filho
DISCIPLINAS - 2º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Comportamento nas Organizações 30 Marco Tulio Zanini
Estruturas e Processos Organizacionais 30 Hélio Arthur Reis Irigaray
2º SEMESTRE
DISCIPLINAS - 3º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
Disciplina Eletiva 30 -
DISCIPLINAS - 4º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
Disciplina Eletiva 30 -
Aprovação de Projeto 45 -
3º SEMESTRE
DISCIPLINAS - 5º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
Disciplina Eletiva 30 -
DISCIPLINAS - 6º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
Disciplina Eletiva 30 -
4º SEMESTRE
DISCIPLINAS - 7º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Elaboração Final de Conclusão do Curso - -
DISCIPLINAS - 8º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Trabalho Final de Conclusão do Curso 105 -
CARGA HORÁRIA TOTAL 510  
DISCIPLINAS ELETIVAS
NOME DA DISCIPLIA CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Estratégia, Sociedade e Governo 30 Alexandre Faria
Gestão de Produtos e Marcas 30 Ana Paula Borges
Cultura Organizacional 30 Carmen Migueles
Consumer Insights 30 Eduardo Andrade
Marketing Analitico Pratico 30 Fabio Caldieraro
Estratégias de Ensino 30 Fatima Bayma de Oliveira
Negociação e Resolução de Conflitos 30 Filipe Sobral
Responsabilidade Social Corporativa 30 Hélio Arthur Reis Irigaray
Teoria Organizacional, Paradoxos e Mudança 30 Isabella F. F. G. Vasconcelos
Finanças Corporativas 30 Istvan Karoly Kasznar
Governança Corporativa 30 Joaquim R. Fontes Filho
Gestão de Marketing 30 José Mauro Nunes
Gestão Estratégica da Informação 30 Luiz Antonio Joia
Gestão de Ativos: Conceitos e Praticas 30 Marco Tulio Zanini
Gestão de Projetos 30 Marcos Lopes Rego
Antropologia do Consumo 30 Marisol Goia
Innovation Mgm in Emerging Markets 30 Paulo N. Figueiredo
Análise de Demonstrações Financeiras 30 Ricardo Lopes Cardoso
Gestão de Operações 30 Ricardo Sarmento
Estratégias Globais 30 Ronaldo Couto Parente
CORPO DOCENTE DO CURSO