Mestrado Acadêmico

(Última atualização: 07/12/2016 - 18:41)
DURAÇÃO DO CURSO – TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO

O Curso de Mestrado em Administração possui duração de 15 (quinze) meses.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Art. 9° – O aproveitamento em cada disciplina será avaliado por meio de provas, exames, trabalhos e projetos, bem como pela participação e interesse demonstrado pelo aluno.

§ 1° A avaliação de cada disciplina será expressa pelos seguintes níveis de conceito:

A – Muito Bom, com direito a crédito

B – Bom, com direito a crédito

C – Regular, com direito a crédito

D – Insuficiente, reprovado e sem direito a crédito

§ 2° Considera-se reprovado numa disciplina (conceito D), o aluno que tiver frequentado menos de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas, excetuados os casos previstos na legislação vigente.

§ 3° O aluno reprovado em uma disciplina por frequência ou desempenho insuficiente (conceito D), deverá repeti-la na primeira oportunidade em que a mesma for oferecida. No caso de disciplinas eletivas, o aluno poderá obter os créditos faltantes em outras disciplinas.

§ 4° O aluno que obtiver 3 (três) conceitos C em disciplinas ao longo do curso deverá repetir pelo menos uma das disciplinas na qual obteve este conceito. Permanecendo com 3 (três) conceitos C, o aluno será desligado do curso. No caso de disciplinas eletivas ou tutoriais, o aluno poderá substituí-las por outras.

§ 5° O aluno que obtiver 2 (dois) conceitos D durante o curso será desligado do mesmo.

§ 6° O aluno poderá trancar matrícula por um período não superior a 6 (seis) meses, sendo necessária autorização da coordenação do curso e do orientador acadêmico do aluno. Neste caso, cessará a bolsa de estudo e o prazo para conclusão do curso permanecerá inalterado.

REQUISITOS PARA ADMISSÃO

Para participar do processo seletivo o candidato deve reunir toda a documentação relacionada no item “Fase 1 – Exame de Currículo” e encaminhá-la à Secretaria de Registros Acadêmicos da FGV (vide endereço completo abaixo).  No ato da entrega dos documentos, o candidato receberá um protocolo assinado pelo funcionário da SRA validando a documentação recebida. 

Clique aqui para acompanhar os editais referente aos próximos processos seletivo

Os candidatos que residem fora da cidade do Rio de Janeiro têm a opção enviar a documentação pelos Correios. Pedimos que seja utilizado o serviço de SEDEX, com AR (aviso de recebimento), contendo a seguinte informação no envelope: 

Processo Seletivo xxxx (ano) – MESTRADO ACADÊMICO em Administração - FGV/EBAPE. Neste caso, somente serão aceitos documentos postados até a data estipulada no edital.

É importante reiterar, no entanto, que, caso a documentação não seja entregue pessoalmente, a inscrição somente será concluída após a validação de toda a documentação pela Secretaria de Registros Acadêmicos da FGV.

Endereço da Secretaria de Registros Acadêmicos - SRA
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 
SRA - Secretaria de Registros Acadêmicos
Praia de Botafogo, 190/ 3º andar- sala 314
CEP: 22.250-900, Rio de Janeiro, RJ
Horário de Funcionamento: De 2ª a 6ª–feira, das 09h às 19h.

Fase 1 – Exame de Currículo

Relação de documentos necessários para a participação processo seletivo para o programa de Mestrado Acadêmico:

  • Curriculum Vitae. (Preferencialmente o Curriculum Lattes ou elaborado nos padrões da Plataforma Lattes); 
  • Carta de apresentação do candidato explicitando as razões pelas quais deseja realizar o Mestrado em Administração da EBAPE, seus interesses de pesquisa e outros aspectos que o candidato ache relevante (máximo de duas páginas);
  • Duas cartas de recomendação de professores pesquisadores, que podem ser da EBAPE, de outra escola da FGV ou de outra instituição de ensino e/ou pesquisa. As cartas devem enfocar na capacidade, motivação e disponibilidade do candidato em desenvolver pesquisa científica de alta qualidade em um programa full-time;  Vide modelo.
  • Resultado de um dos seguintes exames de conteúdo: GMAT (validade de 5 anos), GRE (validade de 5 anos), Teste ANPAD (percentil mínimo de 90% e validade de 2 anos) ou Teste ANPEC (percentil mínimo de 90% e validade de 2 anos);
  • Resultado de exame de proficiência em língua inglesa, dentro do respetivo período de validade. Serão aceitos o TOEFEL, o IELTS, o MTELP ou o CAE;
  • Cópia autenticada do Diploma e Histórico da Graduação - e Mestrado, se for o caso. (Documentos emitidos por instituições estrangeiras somente serão aceitos para a participação no processo seletivo. Isto é, caso o candidato seja aprovado, serão solicitadas traduções juramentadas de todos os documentos apresentados em língua estrangeira. A consularização dos documentos será também necessária para regularização da matrícula. A FGV poderá orientar o candidato com relação aos procedimentos, caso necessário); 
  • Fotos 3x4 coloridas (3 fotos);
  • Cópia autenticada de um documento de identidade.  (No caso dos candidatos estrangeiros, será solicitada uma cópia autenticada do Passaporte ou do Registro Nacional de Estrangeiros – RNE; 
  • Os candidatos estrangeiros aprovados no processo seletivo deverão apresentar também o visto de estudante. O prazo para apresentação do visto expira no início do 2º trimestre letivo. A SRA reserva-se o direito de cancelar a matrícula do aluno que não cumprir o prazo estipulado);
  • Cópia autenticada do CPF.  (No caso dos candidatos estrangeiros o CPF será solicitado somente no caso de aprovação no processo seletivo, pois é um dos documentos exigidos no ato da regularização da matrícula);
  • Ficha de inscrição preenchida e assinada. Para preencher a ficha de inscrição, o candidato brasileiro – ou estrangeiro portador de Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) - deve se cadastrar no sistema de registro online. Para ter acesso ao sistema de registro online, o candidato deve clicar no link “Inscreva-se”, que estará disponível durante o período de inscrições. Os alunos estrangeiros que não possuem RNE deverão solicitar a ficha de inscrição através do e-mail:  msc.phd@fgv.br;
  • Cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento

Fase 2 - Entrevista 

Será feita uma seleção inicial com base nas informações contidas nos documentos submetidos na Fase 1. Os candidatos aprovados na Fase 1 serão contatados por telefone/e-mail para uma entrevista. Com duração de aproximadamente 20 minutos, as entrevistas serão realizadas em inglês e ocorrerão no final de outubro, na sede da EBAPE/FGV. Excepcionalmente, a entrevista poderá ser realizada por Skype (por exemplo, com candidatos residentes no exterior).  As decisões finais serão divulgadas em novembro. Os candidatos aprovados serão contatados por telefone/e-mail e deverão confirmar sua intenção de matrícula no Programa, assim que possível.

Importante: A matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo somente será efetuada mediante a apresentação de toda a documentação original (ou cópias autenticadas, conforme relacionado no item “Fase 1”).  No caso de alunos estrangeiros, o visto de estudante também deverá ser apresentado no ato da matrícula. A FGV reserva-se o direito de cancelar a matrícula dos alunos que não cumpram a exigência acima. 

Contato

Coordenação do Mestrado e Doutorado 
msc.phd@fgv.br
(21) 3799-5579/5719

RECURSOS DISPONIVEIS

Salas e Laboratórios

A escola possui 21 (vinte e um) auditórios, 15 (quinze) salas de aula e 07 (sete) laboratórios, todos equipados com computadores, projetores multimídia e sonorização com conexão de rede cabeada e wireless (sem fio), que atendem aos programas de graduação, mestrados e doutorado da Escola.

Os laboratórios de informática estão localizados nos 4º, 7º, 8º, 10º e 13º andares. O laboratório 4º andar (sala 422) possui 30 micros e o laboratório do 7º andar (biblioteca) possui 21 micros + 01 laboratório de pesquisa científica dotado de 10 máquinas iMac`s.

O laboratório 813 possui 23 micros. O laboratório do 10º andar possui 14 micros e os laboratórios do 13º andar 1330 e 1332 - possuem 20 e 50 micros, respectivamente.

Estes laboratórios contam ainda com duas impressoras lasers cada, sendo uma preta e branca e a outra colorida. As máquinas atuam em rede e estão com os seguintes programas instalados: Office, MATLAB, SPSS.

Registramos também, em consonância com a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, a FGV oferece estrutura e equipamentos compatíveis ao fácil acesso destas pessoas às instalações da Fundação. Os banheiros, as rampas e a biblioteca foram adaptados e construídos para atender esta demanda. O programa de Graduação em Administração da FGV/EBAPE, em prol de uma educação mais inclusiva, disponibiliza um professor de libras dedicado aos alunos com deficiência auditiva.

O prédio da FGV disponibiliza a rede sem fio em todos os andares.

Biblioteca

Biblioteca Mario Henrique Simonsen – BMHS:

Localizada no 7º andar do edifício sede da FGV no Rio de Janeiro, situado à Praia de Botafogo nº. 190, a biblioteca Biblioteca Mario Henrique Simonsen - BMHS ocupa uma área total de 1.350,64 m2. Fundada em 1945, possui importante e tradicional acervo nas áreas de Administração, Ciência Política, Direito, Economia, Matemática Aplicada, Finanças, História do Brasil e Sociologia.

A Biblioteca possui home page com o endereço (http://sistema.bibliotecas.fgv.br/) onde disponibiliza o catálogo online, serviço de metabuscador, acesso às bases de dados assinadas pela FGV e informações sobre todos os serviços oferecidos. A BMHS oferece atualmente um acervo de 92.545 títulos e 200.326 exemplares e o acesso à distância através de seu endereço na web, possibilitando consulta referencial do acervo, reserva de material, dentre outros serviços.

Para mais informações sobre a biblioteca Biblioteca Mario Henrique Simonsen – BMHS, clique aqui

Mais detalhes sobre nossa infraestrutura

MATRIZ CURRICULAR

O Curso de Mestrado em Administração divide-se em 4 (quatro) trimestres, durante os quais os alunos devem obter 24 créditos (o equivalente a 12 disciplinas de 30 horas cada) e escrever a dissertação de mestrado. Além das disciplinas mencionadas acima, os alunos devem envolver-se em projetos de pesquisa com professores da Escola.

Os mestrandos devem cursar todas as disciplinas de método e pelo menos 2 disciplinas substantivas da lista de disciplinas obrigatórias do Mestrado Acadêmico. Os mestrandos podem também pode cursar até 3 disciplinas do Doutorado.

1º SEMESTRE
DISCIPLINA - 1º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Statistics IA 30  Rafael Goldszmidt 
Qualitative Data Collection & Analysis  30 Greg Michener
Disciplina Eletiva  30   - 
DISCIPLINA - 2º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Statistics IB 30 Cesar Zucco Jr.
Disciplina da Linha 30  -
Disciplina da Linha 30  -
Graduate Seminars I 15 Lars Norden
2º SEMESTRE
DISCIPLINA - 3º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva  30  -
Disciplina Eletiva  30  -
Disciplina Eletiva  30  -
Graduate Seminars II 15 Daniela Campello
DISCIPLINA - 4º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva  30  -
Disciplina Eletiva 30  -
Disciplina Eletiva 30  -
Defesa da Dissertação 120  -
CARGA HORÁRIA TOTAL 520  
ELETIVAS DA LINHA MICRO
NOME DA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Consumer Behavior 30 Eduardo Andrade
Complex Adaptive Systems 30 Alexandre Linhares  
Organizational Behavior 30 Ishani Agrawall
Advanced Theories of  Leadership 30 Filipe Sobral
Financial Decision Making 30 Patrick Behr
ELETIVAS DA LINHA MESO 
NOME DA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Marketing Models & Strategy 30 Fabio Caldieraro
Corporate Finance 30 Lars Norden
Innovation Management 30 Paulo Figueiredo 
Strategy 30 Flavio Vasconcelos e Ronaldo Parente
Financial Instruments 30 José Fajardo
Organization & Information 30 Luiz Antonio Joia
Organizational Theory 30 Alexandre Faria
ELETIVAS DA LINHA MACRO
NOME DA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
State, Government, and Society 30 Sonia Fleury
Comparative and Historical Methods 30 Octavio Amorim
Checks & Balances and Regulatory Policy 30 Carlos Pereira
Comparative Politicial Institutions 30 Cesar Zucco
Political Economy of Public Policy 30 Daniela Campello
Public Management 30 Alketa Peci
DISCIPLINAS ELETIVAS
NOME DA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Estratégia de Ensino 30 Fatima Bayma
Gestão Social Avançada 30 Fernando Tenório

Os mestrandos devem cursar todas as disciplinas de método e pelo menos 2 disciplinas substantivas da lista de disciplinas obrigatórias do Mestrado Acadêmico. Os mestrandos podem também pode cursar até 3 disciplinas do Doutorado.

GRADUATE SEMINARS

Todos os alunos de mestrado e de primeiro ano de doutorado  devem cursar o Graduate Seminars I & II. Nestes seminários, pesquisadores são convidados a apresentar e discutir suas pesquisas recentes. O Graduate Seminars ocorre a cada duas semanas durante todo o ano letivo.

CORPO DOCENTE DO CURSO