Graduação

(Última atualização: 05/12/2016 - 15:07)
DURAÇÃO DO CURSO (TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO)

O Curso de Graduação em Administração tem duração de 04 (quatro anos), oito semestres. O tempo mínimo de integralização é de 04 anos (oito semestres) e o tempo máximo para integralização curricular é de 07 anos, ou seja, de 14 (quatorze) semestres.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Parte constituinte do processo pedagógico do programa da FGV/EBAPE, o sistema de avaliação alicerça o processo interativo e participativo de todos os indivíduos envolvidos na experiência de ensino-aprendizagem e corrobora o compromisso da instituição com a disseminação do conhecimento profissional de excelência. Para tanto, a avaliação continuada tem um papel fundamental ao garantir maior participação dos sujeitos envolvidos na prática cotidiana de sala de aula, garantida a autonomia do professor para utilização de meios pedagógicos adequados de aferição de rendimento. Dentro do espírito da Escola para avaliação discente e, de acordo com o Regulamento do curso de graduação em Administração, o sistema de avaliação para o processo de ensino a prendizagem realiza-se da seguinte forma: - a verificação do rendimento escolar do aluno é feita por disciplina, estabelecendo-se como condições para sua aprovação: a) a inscrição do aluno na disciplina; b) a obtenção de nota final igual ou superior a 6,0 na disciplina; e c) a frequência mínima igual a 75% do total de horas/aula determinado para a disciplina. - a nota final (NF) do aluno em cada disciplina é variável de zero a dez, e será determinada a partir da primeira avaliação realizada (A1), da segunda avaliação realizada (A2) e da avaliação substitutiva (AS). - a nota final de um aluno é o resultado da média aritmética das duas avaliações A1 e A2. Porém, ao final do período letivo, o aluno que não houver obtido média 6,0 entre as notas da A1 e A2, ou que não houver obtido resultado na A1 ou A2, por não ter realizado uma dessas avaliações, poderá realizar a avaliação substitutiva (AS) na disciplina em que seu desempenho se mostrou aquém do necessário para aprovação.

A AS, portanto, substituirá, no cálculo da nota final, a menor entre as duas avaliações realizadas ou uma avaliação que não tenha sido feita pelo aluno. - a primeira avaliação (A1), a segunda avaliação (A2) e a avaliação substitutiva (AS) são variáveis de zero a dez e dependerão das notas atribuídas:

a) ao desempenho em aula e em trabalhos realizados durante o período letivo;

b) às avaliações realizadas durante o período letivo.

Os critérios de avaliação a serem utilizados serão determinados pelo professor da disciplina e deverão constar de seu plano de ensino.

Os prazos de entrega das avaliações citadas são determinados no calendário escolar de cada período letivo, sendo facultado ao aluno solicitar revisão da nota de suas avaliações, no prazo para isso estabelecido.

REQUISITOS PARA ADMISSÃO

De acordo com o Regulamento do curso de graduação em Administração, o ingresso pode ser realizado por meio das seguintes modalidades de processo seletivo:

  • Vestibular;
  • Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM;
  • Transferência externa e transferência ex-oficio;
  • Reingresso para portadores de diploma de curso superior e convênio cultural.

Em relação ao vestibular, o curso oferece 50 vagas, no turno diurno, compreendendo aulas matutinas e vespertinas, além de atividades de monitorias e reposições de aula, quando for o caso. As vagas destinam-se somente ao curso de graduação em Administração na FGV/EBAPE, conforme previsto em edital. Para o ENEM, o curso oferece dez vagas, unicamente para ingresso no curso no primeiro semestre do ano a que se refere o processo seletivo, à semelhança do vestibular. O vestibular organizado pela Coordenadoria de Admissão aos Cursos Regulares - CACR compreende as seguintes fases:

Inscrições pela internet através do site www.fgv.br/processoseletivo

No período destinado às inscrições, os candidatos podem informar se são portadores de necessidades especiais e podem também pleitear isenção de pagamento da taxa de inscrição, desde que comprovem a inexistência de fontes de recursos próprios ou familiares. O endereço eletrônico supracitado é válido para inscrições tanto no vestibular quanto no processo seletivo via ENEM. O candidato, ao concorrer às vagas, deve especificar se deseja concorrer usando os dois meios disponíveis (vestibular e ENEM) ou somente um deles. Se o candidato optar por participar dos dois processos seletivos, deverá arcar com os custos de inscrições para ambos.

Confirmação da inscrição

Realizada após confirmação do pagamento das taxas relativas ou obtenção da isenção, se for o caso. Quando da confirmação de inscrição, o candidato passa a ter acesso ao seu comprovante no endereço eletrônico www.fgv.br/processoseletivo.

Disponibilização do manual do candidato

Este documento também é disponibilizado aos candidatos no endereço www.fgv.br/processoseletivo. As provas do processo seletivo da FGV contemplam o conteúdo lecionado no Ensino Médio e as indicações bibliográficas, programas e orientações encontram-se no Manual do Candidato para consulta e estudo.

Realização das provas

As provas de vestibular da FGV compreendem dois módulos, a saber, Objetivo e Discursivo. As provas de cada módulo possuem duração de quatro horas e são todas aplicadas em um mesmo dia. Para o curso de graduação em Administração, o módulo objetivo compreende quatro provas de múltipla escolha, contendo 15 questões referentes às seguintes esferas de conhecimento: matemática, língua portuguesa e interpretação de textos, língua inglesa e interpretação de textos e humanas (história, geografia e atualidades). Já o módulo discursivo é composto por dois cadernos de provas dissertativas, que abrangem redação em língua portuguesa e questões de matemática aplicada, com o objetivo de avaliar a capacidade do candidato em entender e resolver problemas de natureza quantitativa.

Apuração dos resultados das provas

Os resultados das provas de vestibular são apurados obedecendo aos seguintes critérios: candidato ausente a qualquer um dos módulos recebe a nota zero e é automaticamente eliminado do processo; os acertos de cada prova serão convertidos em nota bruta variável de zero a dez; e os candidatos que obtiverem nota zero em qualquer prova dos módulos objetivo e discursivo serão também automaticamente eliminados do processo. As notas brutas obtidas pelos candidatos nos módulos sofrem padronização estatística conforme o modelo abaixo:

  • NPi = 5 + [(Ni-Mx)/DPx], na qual:
  • NPi = nota padronizada do candidato i naquela prova;
  • Ni = nota do candidato i (antes da padronização) naquela prova;
  • Mx = média das notas dos candidatos naquela prova: e
  • DPx = desvio padrão das notas naquela prova

Obtém-se a média de cada candidato pela média ponderada das notas das seis provas, já estatisticamente padronizadas, conforme os seguintes pesos: Módulo Objetivo - Provas e Pesos: Matemática(3), Língua Portuguesa(3), Inglês(2), Humanas(2). Módulo Discursivo - Provas e Pesos: Redação(10), Matemática Aplicada(10), História e Geografia(-). Os candidatos são classificados, ao final, em ordem decrescente pela média final obtida. Havendo empate, são adotados os seguintes critérios para desempate, em específico para o curso de graduação em Administração:

  • melhor nota bruta da prova de matemática aplicada;
  • melhor nota bruta da prova de redação;
  • melhor nota bruta da prova de matemática;
  • melhor nota bruta da prova de língua portuguesa;
  • melhor nota bruta da prova de inglês; e
  • melhor nota bruta da prova de humanas.

Apuração dos resultados do ENEM: para o curso de graduação em Administração, os candidatos que se valerem do ENEM deverão obter resultados iguais ou superiores a 80% da nota máxima, tanto nas provas objetivas, como na prova de redação. A FGV realizará a 12 classificação dos candidatos com base nas notas fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação - INEP/MEC. Os candidatos ao curso de graduação em Administração que, em qualquer uma das provas, tiverem obtido nota inferior a 80% da nota máxima, serão automaticamente elimi¬nados do processo seletivo. Obtém-se a média aritmética das provas objetivas e de redação e, em seguida, relacionam-se os candidatos por ordem decrescente das médias. No caso de empate, terá preferência a nota da redação; persistindo o empate, terá preferência o mais idoso.

  • resultados dos processos seletivos: os resultados do vestibular e do ENEM são divulgados no endereço eletrônico www.fgv.br/processoseletivo.
  • matrícula: o processo de matrícula compreende duas etapas; a reserva de vaga e a matrícula efetiva propriamente dita, com a entrega de todos os documentos necessários listados no edital pertinente e publicado pela FGV.

O ingresso por meio de transferência é oferecido ao aluno de curso superior de outra instituição de ensino superior, respeitados os cursos afins, a disponibilidade de vagas e os critérios seletivos específicos desde que o aproveitamento dos créditos das disciplinas compatíveis não ultrapasse 25% da carga horária total do curso de graduação em Administração da FGV/EBAPE.

O Ingresso por transferência ex-officio dar-se-á na forma da lei;

O reingresso é facultado aos portadores de diploma de curso superior que desejam titular-se ou habilitar-se no curso de Administração, observada a existência de vaga e avaliação satisfatória em processo seletivo específico.

O ingresso de estudantes mediante Convênio Cultural dar-se-á com base em acordos ou convênios celebrados com outras instituições firmados por Protocolo, na forma do Regimento da Escola, no qual estarão definidos número de vagas, critérios e condições.

Recursos Disponíveis (infraestrutura para o curso)
Matriz Curricular
Corpo Docente do Curso