Doutorado

(Última atualização: 07/12/2016 - 19:23)
DURAÇÃO DO CURSO – TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO
O Curso de Doutorado em Administração possui duração de 48 (quarenta e oito) meses.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Art. 9° O aproveitamento em cada disciplina será avaliado por meio de provas, exames, trabalhos e projetos, bem como pela participação e interesse demonstrados pelo aluno.

§ 1° A avaliação será expressa pelos seguintes níveis de conceito:

  1. muito bom: com direito a crédito.
  2. bom: com direito a crédito.
  3. satisfatório: com direito a crédito.
  4. deficiente: reprovado e sem direito a crédito.

§ 2° O aluno que obtiver 3 (três) conceitos C em disciplinas ao longo do curso será desligado do curso.

§ 3° Se o aluno obtiver conceito D em uma disciplina obrigatória, deve cursá-la novamente.

Em caso de disciplina eletiva, poderá substituí-la por outra. O aluno que obtiver 2 (dois) conceitos D durante o curso será desligado do mesmo.

§ 4° Considera-se reprovado o aluno que tiver frequentado menos de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas, excetuados os casos previstos na legislação vigente.

§ 5° Será permitido o trancamento de matrícula no curso por até dois trimestres letivos, consecutivos 6 (seis meses) ou não, desde que o aluno tenha cursado, com aprovação, no mínimo 4 (quatro) disciplinas. O trancamento da matrícula não implica a suspensão da contagem do prazo para conclusão do Curso.

REQUISITOS PARA ADMISSÃO

Para participar do processo seletivo o candidato deve reunir toda a documentação relacionada no item “Fase 1 – Exame de Currículo” e encaminhá-la à Secretaria de Registros Acadêmicos da FGV (vide endereço completo abaixo).  No ato da entrega dos documentos, o candidato receberá um protocolo assinado pelo funcionário da SRA validando a documentação recebida.

Os candidatos que residem foram da cidade do Rio de Janeiro têm a opção enviar a documentação pelos Correios. Pedimos que seja utilizado o serviço de SEDEX, com AR (aviso de recebimento), contendo a seguinte informação no envelope:

Processo Seletivo xxxx (ano) – Doutorado em Administração - FGV/EBAPE. Neste caso, somente serão aceitos documentos postados até a data estipulada no edital. 

É importante reiterar, no entanto, que, caso a documentação não seja entregue pessoalmente, a inscrição somente será concluída após a validação de toda a documentação pela Secretaria de Registros Acadêmicos da FGV.

Clique aqui para acompanhar os editais referente aos próximos processos seletivo.

Endereço da Secretaria de Registros Acadêmicos - SRA
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
SRA - Secretaria de Registros Acadêmicos
Praia de Botafogo, 190/ 3º andar- sala 314
CEP: 22.250-900, Rio de Janeiro, RJ
Horário de Funcionamento: De 2ª a 6ª–feira, das 09h às 19h.

Fase 1 – Exame de Currículo

Relação de documentos necessários para a participação processo seletivo para o programa de  Doutorado:

  • Curriculum Vitae. (Preferencialmente o Curriculum Lattes ou elaborado nos padrões da Plataforma Lattes);
  • Carta de apresentação do candidato explicitando as razões pelas quais deseja realizar o Doutorado em Administração da EBAPE, seus interesses de pesquisa e outros aspectos que o candidato ache relevante (máximo de duas páginas);
  • Duas cartas de recomendação de professores pesquisadores, que podem ser da EBAPE, de outra escola da FGV ou de outra instituição de ensino e/ou pesquisa. As cartas devem enfocar na capacidade, motivação e disponibilidade do candidato em desenvolver pesquisa científica de alta qualidade em um programa full-time;  Vide modelo.
  • Resultado de um dos seguintes exames de conteúdo: GMAT (validade de 5 anos), GRE (validade de 5 anos), Teste ANPAD (percentil mínimo de 90% e validade de 2 anos) ou Teste ANPEC (percentil mínimo de 90% e validade de 2 anos);
  • Resultado de exame de proficiência em língua inglesa, dentro do respetivo período de validade. Serão aceitos o TOEFEL, o IELTS, o MTELP ou o CAE;
  • Cópia autenticada do Diploma e Histórico da Graduação - e Mestrado, se for o caso. (Documentos emitidos por instituições estrangeiras somente serão aceitos para a participação no processo seletivo. Isto é, caso o candidato seja aprovado, serão solicitadas traduções juramentadas de todos os documentos apresentados em língua estrangeira. A consularização dos documentos será também necessária para regularização da matrícula. A FGV poderá orientar o candidato com relação aos procedimentos, caso necessário);
  • Fotos 3x4 coloridas (3 fotos);
  • Cópia autenticada de um documento de identidade.  (No caso dos candidatos estrangeiros, será solicitada uma cópia autenticada do Passaporte ou do Registro Nacional de Estrangeiros – RNE;
  • Os candidatos estrangeiros aprovados no processo seletivo deverão apresentar também o visto de estudante. O prazo para apresentação do visto expira no início do 2º trimestre letivo. A SRA reserva-se o direito de cancelar a matrícula do aluno que não cumprir o prazo estipulado);
  • Cópia autenticada do CPF.  (No caso dos candidatos estrangeiros o CPF será solicitado somente no caso de aprovação no processo seletivo, pois é um dos documentos exigidos no ato da regularização da matrícula);
  • Ficha de inscrição preenchida e assinada. Para preencher a ficha de inscrição, o candidato brasileiro – ou estrangeiro portador de Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) - deve se cadastrar no sistema de registro online. Para ter acesso ao sistema de registro online, o candidato deve clicar no link “Inscreva-se”, que estará disponível durante o período de inscrições. Os alunos estrangeiros que não possuem RNE deverão solicitar a ficha de inscrição através do e-mail:  msc.phd@fgv.br;
  • Cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento

Fase 2 - Entrevista

Será feita uma seleção inicial com base nas informações contidas nos documentos submetidos na Fase 1. Os candidatos aprovados na Fase 1 serão contatados por telefone/e-mail para uma entrevista. Com duração de aproximadamente 20 minutos, as entrevistas serão realizadas em inglês e ocorrerão no final de outubro, na sede da EBAPE/FGV. Excepcionalmente, a entrevista poderá ser realizada por Skype (por exemplo, com candidatos residentes no exterior).  As decisões finais serão divulgadas em novembro. Os candidatos aprovados serão contatados por telefone/e-mail e deverão confirmar sua intenção de matrícula no Programa, assim que possível.

Importante: A matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo somente será efetuada mediante a apresentação de toda a documentação original (ou cópias autenticadas, conforme relacionado no item “Fase 1”).  No caso de alunos estrangeiros, o visto de estudante também deverá ser apresentado no ato da matrícula. A FGV reserva-se o direito de cancelar a matrícula dos alunos que não cumpram a exigência acima.

Contato
Coordenação do Mestrado e Doutorado
msc.phd@fgv.br
(21) 3799-5579/5719

RECURSOS DISPONIVEIS

Salas e Laboratórios

A escola possui 21 (vinte e um) auditórios, 15 (quinze) salas de aula e 07 (sete) laboratórios, todos equipados com computadores, projetores multimídia e sonorização com conexão de rede cabeada e wireless (sem fio), que atendem aos programas de graduação, mestrados e doutorado da Escola.

Os laboratórios de informática estão localizados nos 4º, 7º, 8º, 10º e 13º andares. O laboratório 4º andar (sala 422) possui 30 micros e o laboratório do 7º andar (biblioteca) possui 21 micros + 01 laboratório de pesquisa científica dotado de 10 máquinas iMac`s.

O laboratório 813 possui 23 micros. O laboratório do 10º andar possui 14 micros e os laboratórios do 13º andar 1330 e 1332 - possuem 20 e 50 micros, respectivamente.

Estes laboratórios contam ainda com duas impressoras lasers cada, sendo uma preta e branca e a outra colorida. As máquinas atuam em rede e estão com os seguintes programas instalados: Office, MATLAB, SPSS.

Registramos também, em consonância com a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, a FGV oferece estrutura e equipamentos compatíveis ao fácil acesso destas pessoas às instalações da Fundação. Os banheiros, as rampas e a biblioteca foram adaptados e construídos para atender esta demanda. O programa de Graduação em Administração da FGV/EBAPE, em prol de uma educação mais inclusiva, disponibiliza um professor de libras dedicado aos alunos com deficiência auditiva.

O prédio da FGV disponibiliza a rede sem fio em todos os andares.

Biblioteca

Biblioteca Mario Henrique Simonsen – BMHS:

Localizada no 7º andar do edifício sede da FGV no Rio de Janeiro, situado à Praia de Botafogo nº. 190, a biblioteca Biblioteca Mario Henrique Simonsen - BMHS ocupa uma área total de 1.350,64 m2. Fundada em 1945, possui importante e tradicional acervo nas áreas de Administração, Ciência Política, Direito, Economia, Matemática Aplicada, Finanças, História do Brasil e Sociologia.

A Biblioteca possui home page com o endereço (http://sistema.bibliotecas.fgv.br/) onde disponibiliza o catálogo online, serviço de metabuscador, acesso às bases de dados assinadas pela FGV e informações sobre todos os serviços oferecidos. A BMHS oferece atualmente um acervo de 92.545 títulos e 200.326 exemplares e o acesso à distância através de seu endereço na web, possibilitando consulta referencial do acervo, reserva de material, dentre outros serviços.

Para mais informações sobre a biblioteca Biblioteca Mario Henrique Simonsen – BMHS, clique aqui

Mais detalhes sobre nossa infraestrutura

MATRIZ CURRICULAR

Nos primeiros 8 trimestres de disciplinas, os alunos devem obter 36 créditos (o equivalente a 18 disciplinas de 30 horas cada). Subsequentemente, os alunos devem submeter um conceptual paper (meados do segundo ano), submeter e apresentar uma proposta de tese (terceiro ano) e, finalmente, submeter e defender a tese (final do quarto ano). Os alunos devem também estar envolvidos em projetos de pesquisa com professores da Escola para aprimorar suas capacidades e curriculum

1º SEMESTRE
DISCIPLINA - 1º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
Disciplina Eletiva 30 -
Disciplina Eletiva 30 -
DISCIPLINA - 2º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
Disciplina da Linha 30 -
Disciplina da Linha 30 -
2º SEMESTRE
DISCIPLINA - 3º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Statistics IIA * 30 Lars Norden / Rafael Goldszmidt
Statistics IIB * 30 José Fajardo
Advanced Survey Methods OR Experimental Design & Analysis* 30 Rafael Goldszmidt
Graduate Seminars I 15 Lars Norden
DISCIPLINA - 4º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
Graduate Seminars II 15 Daniela Campello
3º SEMESTRE
DISCIPLINA - 5º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
Disciplina Eletiva 30 -
DISCIPLINA - 6º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
Disciplina Eletiva 30 -
1º Exame de Qualificação 45 -
4º SEMESTRE
DISCIPLINA - 7º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
Disciplina Eletiva 30 -
DISCIPLINA - 8º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
5º SEMESTRE
DISCIPLINA - 9º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
1º Exame de Qualificação 45 -
DISCIPLINA - 10º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Orientação e Elaboração de Tese - -
6º SEMESTRE
DISCIPLINA - 11º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Orientação e Elaboração de Tese - -
DISCIPLINA - 12º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Orientação e Elaboração de Tese - -
7º SEMESTRE
DISCIPLINA - 13º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Orientação e Elaboração de Tese - -
DISCIPLINA - 14º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Orientação e Elaboração de Tese - -
8º SEMESTRE
DISCIPLINA - 15º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Orientação e Elaboração de Tese - -
DISCIPLINA - 16º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Orientação e Elaboração de Tese - -
Defesa da Teses 90 -
Carga Horária Total 720  

* O aluno deverá optar por uma das duas disciplinas

Os doutorandos devem cursar pelo menos 2 das 3 disciplinas de estatística (Advanced Survey Methods OR Experimental Design & Analysis, Statistics IIA, Statistics IIB) e 3 das 4 disciplinas adicionais obrigatórias do Doutorado.

GRADUATE SEMINARS
Todos os alunos do primeiro ano de doutorado  devem cursar o Graduate Seminars I & II. Nestes seminários, pesquisadores são convidados a apresentar e discutir suas pesquisas recentes. O Graduate Seminars ocorre a cada duas semanas durante todo o ano letivo.

CORPO DOCENTE DO CURSO