Paulo N. Figueiredo

(Última atualização: 14/08/2017 - 15:51)

Informações de contato: 

Programa de Pesquisa

Formação

  • Ph.D. pelo SPRU – Science and Technology Policy Research, University of Sussex, UK.
  • Mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
  • Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Experiência

Paulo N. Figueiredo é professor titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), onde ingressou em 1999. É pesquisador associado sênior da University of Oxford, Reino Unido

Ele começou sua carreira profissional em 1981 no setor industrial onde exerceu cargos gerenciais de 1983 a 1989.  A partir de 1990 especializou-se no ensino e pesquisa sobre desenvolvimento tecnológico e inovação industrial em economias em desenvolvimento e emergentes.  

Ao longo dos últimos 20 anos, Figueiredo tem ensinado gestão tecnológica e de inovação em cursos de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu), incluindo educação e treinamento para executivos, contribuindo diretamente para a formação, educação e treinamento de mais de 5.000 profissionais. Ele já orientou cerca de 50 dissertações, teses e monografias. Vários de seus ex-alunos ocupam postos de alta direção em empresas e em órgãos governamentais.

Figueiredo acumula uma experiência de 20 anos em pesquisa acadêmica sobre a natureza, causas e consequências do processo de acumulação de capacidades tecnológicas em empresas e indústrias baseadas em economias em desenvolvimento e emergentes. Em meados da década de 1990, ele foi pioneiro, em nível internacional, na aplicação e desenvolvimento de novas tipologias e técnicas metodológicas para obtenção e análise de evidencias sobre os níveis, dinâmica (velocidade), e fontes de capacidades tecnológicas em nível de empresas de economias em desenvolvimento e emergentes. 

Em 1999 ele criou, e até hoje coordena, o Programa de Pesquisa em Gestão da Aprendizagem Tecnológica e Inovação Industrial no Brasil, da EBAPE/FGV. Dentro desse Programa de Pesquisa e ele liderou mais de 20 projetos, dos quais 6 foram geridos simultaneamente. Esses projetos têm sido financiados por agências nacionais e internacionais de fomento à pesquisa e pela indústria, a partir de aplicações competitivas. 

Sua abordagem de pesquisa é fortemente centrada em estudos longitudinais, normalmente com cobertura décadas, baseados em extensivos trabalhos de campo e em sistemáticas triangulações de técnicas de coleta e de análises de dados. Suas pesquisas envolvem designs e análises inovadores que contribuem para avançar, em nível internacional, o entendimento sobre o processo pelo qual empresas e indústrias de economias em desenvolvimento/emergentes acumulam (ou falham em acumular) capacidades tecnológicas inovadoras e alcançam (ou falham em alcançar) liderança tecnológica e industrial. 

Suas pesquisas têm sido publicadas na forma de livros, capítulos de livros e de artigos em revistas científicas, tais como: Research Policy; Industrial and Corporate Change; World Development; Technovation; International Journal of Technology Management; Asian Journal of Technology Innovation; Oxford Development Studies; Journal of Evolutionary Economics; Technological Forecasting and Social Change; Journal of Management Studies; Canadian Journal of Development Studies. 

Ele tem sistematicamente comunicado os resultados de suas pesquisas para gestores corporativos e governamentais por meio de briefings, seminários, workshops, e audiências públicas como insumos para o desenho de estratégias corporativas e políticas públicas. 

Paulo N. Figueiredo é Fundador e Editor-Chefe do International Journal of Technological Learning, Innovation and Development (IJTLID) - Inderscience Publishers - www.inderscience.com/ijtlid.

PROJETOS CORRENTES DE PESQUISAS FINANCIADOS AGÊNCIAS OFICIAIS

  • Innovation Capability Building, Learning and Institutional Frameworks in Latin America’s Natural Resource-processing Industries: Experiences from Argentina, Brazil and Chile. International Development Research Centre (IDRC) – Canada [Líder de Projeto]
  • Acumulação de Capacidades Tecnológicas Inovadoras, Processos de Aprendizagem e Mudanças em Marcos Institucionais: Análise Empírica em Nível de Empresas em Setores à Base de Processamento de Recursos Naturais no Brasil (edital CNPq/Edital Universal 14/2011 Processo 474066/2011-8 [Líder de Projeto]
  • Catch-Up, Post-Catch-Up and Technological Leadership: A Transition Model based on Creative Socio-Technical System - In Search of Post Catch-up Theory. (Department of Management Science, Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST). KoreaNational Research Foundation) [Pesquisador colaborador]
  • Acumulação de Capacidades Tecnológicas Inovadoras, Mecanismos de Aprendizagem e Marcos Institucionais. Processo: 301218/2010-2. Edital/Chamada: Produtividade em Pesquisa – PQ2 [Líder de Projeto]
  • Projeto CAPES/PROCAD Novas Fronteiras: Formação e aperfeiçoamento do corpo docente e discente do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração (CMAAd) da Universidade Estadual do Ceará(UECE). Edital Procad-Novas Fronteiras, 08/2008/003

ÁREAS DE INTERESSE EM PESQUISA

Seu interesse em pesquisa centra-se na busca de novas explicações sobre a natureza, dinâmica, fontes e consequências do processo de desenvolvimento de capacidades tecnológicas em nível de empresas e indústrias em economias em desenvolvimento e emergentes. Especificamente, seus interesses em pesquisa incluem: 

  • Natureza e dinâmica dos processos de acumulação de capacidades tecnológicas em empresas locais e subsidiárias de empresas multinacionais.
  • Processos aprendizagem tecnológica e seus efeitos na dinâmica de acumulação de capacidades tecnológicas.
  • Impactos da inovação tecnológica sobre a performance competitiva de empresas (técnica, econômico-financeira, de mercado, ambiental e social).
  • Influência de fatores organizacionais sobre o processo de inovação em empresas. 
  • Papel das capacidades tecnológicas de empresas e setores industriais no processo de transformação industrial. 
  • Natureza das políticas industriais e científico-tecnológicas e seus impactos sobre o desenvolvimento tecnológico e a competitividade de empresas e setores industriais. 
  • Formação e o desenvolvimento de instituições e seu papel no crescimento e transformação da indústria. 

Programa: 

Graduação
Mestrado e Doutorado
Mestrado Executivo em Gestão Empresarial
Corporate International Master's - CIM