Marilene O. Ramos

(Última atualização: 03/01/2017 - 11:32)

Informações de contato: 

Tel.: (55 21) 3799 5586
mramos@fgv.br

Outros Contatos

Formação

D.Sc. em Engenharia Ambiental pela COPPE/UFRJ. M.Sc.em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ. Engenheira Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Experiência

É professora da Escola de Administração Pública e Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas desde 2001. Foi presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA/RJ) entre 2011 e 2014, Secretária de Estado do Ambiente entre 2008 e 2010, e presidente da SERLA/RJ entre 2007 e 2008. Foi também presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama – de 2015 a 2016. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gestão de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para gestão ambiental, gestão de recursos hídricos e saneamento. Atualmente é diretora de Infraestrutura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Áreas de interesse

  • Gestão sócio-ambiental e desenvolvimento sustentável
  • Pesquisa e formulação de políticas públicas para o meio ambiente, o setor de recursos hídricos e a reforma do setor de saneamento
  • Organização institucional para gestão de recursos hídricos e para universalização do saneamento
  • Estruturação e organização das entidades de gestão e das agências de bacias hidrográficas

Programa: 

Mestrado Executivo em Gestão Empresarial
Mestrado Profissional em Administração Pública