José A. Puppim de Oliveira

(Última atualização: 28/12/2016 - 16:39)

Informações de contato: 

Formação

1995 - 2000
Doutorado em Planejamento.
Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos.
Título: Implementing Environmental Policies in Developing Countries: Responding to the Environmental Impacts of Tourism Development by Creating Environmentally Protected Areas in Bahia, Brazil, Ano de obtenção: 2000.
Recebeu a bolsa Vorhees do DUSP/MIT

1992 - 1995
Mestrado em Planejamento Regional e Ambiental.
University Hokkaido, Japão.
Título: A Study on the Environmental Aspects in the Brazilian and Japanese Cases of Energy Planning,Ano de Obtenção: 1995.
Recebeu a bolsa do Ministério da Educação do Japão (Monbusho)

1985 - 1989
Graduação em Engenheiro.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
Menção Honrosa do Departamento de Matemática

Experiência

Professor pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP e FGV/EBAPE). Também é professor colaborador do Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de Fudan (China) e é pesquisador visitante do MIT Joint Program on Science and Policy for Global Change e da Universidade das das Nações Unidas (UNU-IIGH).

Foi Diretor Assistente e Pesquisador Sênior do Instituto de Estudos Avançados sobre Sustentabilidade da Universidade das Nações Unidas (UNU-IAS) no Japão (2009-2015).

Tem mais de 20 anos de experiência em universidades, empresas, think-tanks, e órgãos governamentais e internacionais em pesquisa, ensino, treinamento e gestão acadêmica. Sua pesquisa é multi e interdisciplinar, especialmente no âmbito das ciências sociais aplicadas e suas conexões com as ciências naturais e engenharia, atravessando diversas áreas de conhecimento, como planejamento, administração pública e empresarial, gestão, política ambiental, estudos de desenvolvimento, governança e estudos urbanos. Seu trabalho atual se concentra na economia política do desenvolvimento sustentável, particularmente nos aspectos referentes à governança, criação e desenvolvimento de instituições e implementação de políticas públicas em diversos níveis.

Pesquisa como as instituições globais estão interrelacionadas à governança local, e vice-versa.

Trabalha principalmente com pesquisa empírica e orientada à prática (policy-oriented) analisando quantitativamente e qualitativamente a governança envolvendo diversos tipos de atores socio-econômicos (ex: governos, organizações internacionais, ONGs e empresas), setores econômicos (ex: setores industriais) e escalas (internacional, regional, nacional e local).

Tem experiência de trabalho em mais de 20 países em todos os continentes.

Foi assistente de pesquisa e ensino no MIT, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ), professor pesquisador da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) com uma bolsa Marie Curie da Comissão Européia e professor (Lecturer) da University College London (UCL), onde foi co-diretor do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Já coordenou diversos projetos de pesquisa e publicou dez livros e dezenas de artigos em revistas academicas nacionais e internacionais.

É avaliador-parecerista ad hoc e membro de diversos conselhos editoriais de revistas e instituições no Brasil e exterior, sendo editor chefe do periódico Public Administration and Development (Wiley).

Áreas de interesse

  • Economia política do desenvolvimento sustentavel e ligações com administração e gestão publica e politicas publicas
  • Gestão e política ambiental
  • Planejamento
  • Estudos urbanos
  • Empresas e sociedade (pequenas empresas)

Programa: 

Mestrado e Doutorado