Armando Santos Moreira da Cunha

(Última atualização: 22/05/2017 - 11:23)

Informações de contato: 

Formação

Doutor em Gestão, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (Portugal); Master in Public Administration, University of Southern Califórnia (USA); Bacharel em Administração Pública, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas.

Experiência

Funções atuais

Professor do Quadro da EBAPE/FGV desde 1972. Atualmente coordena o Curso de Pós-Graduação em Administração Pública e é membro da coordenação e pesquisador do Programa de Estudos Fiscais da EBAPE/FGV.  Membro da Assembleia Geral da FGV e da Academia Brasileira de Ciência da Administração. Participa dos conselhos editoriais do International Public Management Review, e da Revista de Administração e Emprego Público – RAEP (DGAEP- Administração Pública Portuguesa).
Professor Colaborador dos Cursos de Pós-Graduação na área da Gestão do Poder Judiciário da Escola de Direito Rio/FGV. Tem participado, desde 2001, da coordenação de projetos de consultoria desenvolvidos pela FGV para organizações do Poder Judiciário no país.  Professor Emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército Brasileiro.

Outras funções exercidas:

Diretor da EBAPE no período 1992-1999. Outros cargos na administração acadêmica: coordenador do curso de graduação; coordenador do Curso de Mestrado em Administração Pública; Vice-Diretor de Ensino; diretor da Revista de Administração Pública; e chefe do Departamento de Pesquisa e Publicações.
 Primeiro Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – ANPAD (1977-78) e primeiro Presidente da Comissão Consultora para a Área de Administração da CAPES/MEC (1978).
Exerceu cargos de gestor nas áreas de administração e de planejamento nos setores da cultura e da assistência social do Governo Federal, nos anos 1980. Membro do Board of Management, como Vice-Presidente para a América Latina e Caribe, da International Association of Schools and Institutes of Administration – IASIA. (1995-98). Professor Colaborador do Instituto Nacional de Administração (INA), Portugal, de 1983 a 2009.
 Academic fellow do Center for Transformation and Strategic Initiatives –CSTI- Washington DC. (2006/07). Membro e presidente do Conselho Fiscal da FGV PREVI (1996/2001).  
Analista financeiro da IBM do Brasil (1970/72).  Exerceu funções de direção e de especialista em planejamento, orçamento e finanças na Comissão Nacional de Energia Nuclear (1968/72), na Fundação Casa de Rui Barbosa (1970), no Ministério da Educação e Cultura(1980/85), no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(1980/93). Consultor na Área de Administração para a edição do Dicionário de Ciências Sociais na língua portuguesa - FGV/UNESCO - 1981

Publicações mais recentes: CUNHA, Armando – Reflexões sobre a adoção do “modelo Genérico” de educação em Administração: implicações para a formação, para a investigação e para a prática no campo da gestão pública. Revista de Administração e Emprego Público, nº 2, Dezembro de 2015; REZENDE, Fernando e CUNHA, Armando (Org.). A reforma esquecida II. Obstáculos e Caminhos para a Reforma do Processo Orçamentário (Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 2014); REZENDE, Fernando e CUNHA, Armando (Org.). A reforma esquecida I. Orçamento, Gestão Pública e Desenvolvimento (Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 2013); e, CUNHA, Armando. A reforma da gestão pública e a reinvenção do orçamento: reflexão sobre o contexto brasileiro em MADUREIRA, Cesar e Asensio, Maria (org.). Handbook em Administração Pública (Lisboa: INA Editora, 2013).

Áreas de interesse

  • Planejamento e Controle de Gestão
  • Planejamento, Programação e Orçamento Público
  • Reforma do Estado e Modernização da Administração Pública
  • Educação em Administração Pública
  • Planejamento Estratégico

Programa: 

Graduação
Mestrado Profissional em Administração Pública